anita

anita

3 de setembro de 2013

...na cozinha mando eu!! - 02

Vou-vos deixar uma receita que exprimentei este fim de semana...

TARTE DE MAÇÃ COM DOCE DE OVOS
Ingredientes:
1 base de massa folhada
4 maçãs
1 mão cheia de açucar + 150 g
1 vagem de baunilha
6 gemas
150ml agua
anis estrelado
pau de canela


Comecei por fazer o doce de ovos, num tacho juntei a água com os 150g de açucar e as sementes duma vagem de baunilha (com o bico duma faca, abrimos a vagem ao meio e raspamos as sementes de ambas as partes), ate fazer uma calda.. Reduzi a lume brando e adicionei as 6 gemas batidas. Ir sempre mexendo até engrossar. Retirei do lume e deixei arrefecer.
Num tacho à parte, fatiei as maçãs (tentar que as fatias fiquem mais ou menos com a mesma espessura, para cozerem todas por igual), juntei uma mão cheia de açucar e um pau de canela e uma estrela de anis estrelado (quem não tiver, basta juntar o pau de canela), deixar uns 10 min. em lume brando até a maçã cozer!
Estendi a massa folhada na tarteira (passem o rolo da massa por cima da tarteira para cortar a massa em excesso), verti o doce de ovos já morno e fui dispondo as fatias de maçã com uma pinça, sempre à volta, até encher a tarteira (como mostra a foto em baixo).




Vai ao forno (a 180ºC), até a massa cozer e a maça estar loirinha por cima (uns 5 min. antes de tirar do forno, pincelei a maçã com a calda que sobrou da cozedura da mesma)....
 E O RESULTADO FOI ESTE:




2 comentários:

dalia disse...

Muito prendada esta minha amiga, adorei!!!BEIJOS!!!

Pipe disse...

Vê lá mas é convidas para provar...